No dia 3 de setembro presenciei algumas performances no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna. Cada uma com sua particularidade, me chamou a atenção de uma maneira diferente. Apesar de ter gostado bastante de todas as 4 performances, achei que elas foram longas demais, e portanto, um pouco cansativas.
A primeira delas, Maquinomen do grupo Arquipélago (Belo Horizonte), explorava a sobreposição de imagens e sons, como um jogo de dominó entre homem e máquina. Cada um dos três integrantes do grupo (Chico de Paula, Fabiano Fonseca e Tatu Guerra) controlava o que era projetado em uma tela redonda, e em uma quarta tela aparecia a combinação do que era projetado nessas 3 telas. Achei muito interessante ver a construção da projeção da quarta tela e poder acompanhar o que remetia a um trajeto de um trem sobre um trilho.
A segunda, Library dos artistas Fernando Velazquez e Francisco Lapetina (São Paulo), faz uma alusão à pasta library, comum a praticamente todos os softwares de computador. Na performance houve a constante projeção de textos e imagens cortadas, o que chamou muito a minha atenção. Para mim, o mais interessante foi a trilha sonora (ruídos, chiados e palavras soltas), que em certos momentos chegava, inclusive, a incomodar a platéia.
A terceira, Aufhebung - HOL do artista Henrique Roscoe (Belo Horizonte), é um projeto baseado no conceito de sinestesia. Ao utilizar um equipamento específico, o artista produzia notas, harmonias e ritmos sincronizados com as formas, cores e movimentos dos elementos que eram projetados. O mais interessante dessa performance foi ver a existência de uma relação de dependência entre a imagem e o som. Sem falar, é claro, no intrigante equipamento que o artista usava.
E por fim, a quarta performance, Visual Show do artista Nosaj Thing (Estados Unidos). Em oposição aos anteriores, esse artista usou apenas projeções em preto e branco durante grande parte de sua apresentação. Foi, sem dúvida, a que eu mais gostei, porque não havia excesso de informação e a música era contagiante (o prórpio performer dançava durante a apresentação).



Bam, vou pegar suas fotos do FAD (:
ResponderExcluirbeijinhos e thank you !