Para conseguirmos elaborar o nosso objeto interativo, meu grupo e eu percorremos um longo percurso. Começamos com a escolha de uma casa abandonada na Pernambuco com Gonçalves Dias, que no passado havia sido uma boate. Infelizmente, fomos forçados a mudar de idéia quando descobrimos que a casa seria demolida em breve.
Escolhemos entao a esquina da Gonçalves Dias com Rio Grande do Norte, mas logo mudamos de idéia novamente.
Dessa vez, por livre e espontânea vontade. Isso aconteceu devido à um acontecimento que chamou a nossa atenção: um tumulto na frente da casa 866 na Paraíba, que incluia uma faixa dizendo "essa casa pede socorro" e jornalistas curiosos. Desde então, nos interessamos pela casa e pela sua história e decidimos utilizá-la em nosso trabalho.
O principal objetivo era evidenciar a importância histórica da casa e arranjar um modo para que as pessoas que passasem na rua observassem melhor a casa que está ali a tanto tempo. Várias idéias surgiram, entra elas: utilização de molduras com fotos antigas, montagem de uma sala de estar antiga no passeio e uma bacia cheia de imagens que representassem a história da casa e etc.
A nossa idéia atual (e espero que definitiva) é a idealização de um grande quebra-cabeça estilizado, no qual imagens do interior da casa serão formadas. Primeiro pensamos em fazer esse quebra-cabeça utilizando um mecanismo similar ao do seguinte brinquedo de criança:
Entretanto, haveria a possibilidade de serem formadas tres imagens diferentes com as mesmas peças:
Para que o objeto ficasse mais atrativo, mudamos o mecanismo para cubos pendurados em elásticos que podem se juntar para formar imagens através dos ímas que possuem. Além disso, como uma forma de parabenização, quando a imagem for formada será tocada uma música.